O que são as olheiras?

As olheiras são manchas profundas escuras abaixo dos olhos, também é possível ter bolsas, dependendo da gravidade. As olheiras estão associadas à fadiga e ao envelhecimento. Os pacientes que se consultam para eliminá-los sofrem do mesmo problema; “pareço cansada” e “aparento ter mais idade”, são frases que os médicos ouvem constantemente.
Felizmente, existem soluções médicas para resolver esse problema que pode ser por tendência genética, estilo de vida e/ou envelhecimento. Em algumas pessoas, elas podem se estender para toda a região até chegar perto do nariz.
Existem muitos parâmetros que têm maior ou menor influência na aparência e formação, como o aspecto genético, hereditariedade, envelhecimento, dieta, estilo de vida ou sono.
Os diferentes tipos

Hoje em dia os médicos apontam que existem 3 tipos de olheiras mais comuns:
- Círculo completo
Formando uma bolsa abaixo do olho ao nível da pálpebra inferior. Para eliminá-lo irá remover o saco de gordura e preencher a cavidade abaixo. O envelhecimento do rosto também está na origem deste tipo. - Pigmentares
Geralmente são pigmentadas e escuras, pode ser de tom azul, arroxeado ou marrom. Muitas vezes pode ser hereditário. Em muitos desses casos é possível ver a circulação sanguínea no rosto da pessoa, de tão fina que é a pele. - Mixtas
Vários fatores estão envolvidos no aparecimento deste tipo de círculo, podendo ser por uma causa genética, relacionada com a cor da pele e envelhecimento facial. Será necessário, neste caso, realizar vários tipos de tratamentos para fazê-lo desaparecer.
Remoção com ou sem cirurgia?

Há diferentes tratamentos para conseguir a eliminação das olheiras, podendo ser feitos em cirurgia ou não. Dependendo de cada caso vai ser necessário abordar estratégias diferentes, talvez sendo necessário, por exemplo, fazer tanto o procedimento com cirurgia e sem também.
Somente o profissional médico, um dermatologista, vai saber indicar qual é o melhor procedimento no seu caso.
Da mesma maneira, só esse médico vai poder fazer o tratamento, já que é a forma mais segura de conseguir bons resultados.
Qual médico procurar?

Como dito anteriormente, é necessário fazer o procedimento com um profissional do ramo, ou seja, um dermatologista. Somente esse profissional sabe trabalhar com o maior orgão humano, a pele.
Por esse motivo, recomendamos que você sempre chame um profissional autorizado, competente e reconhecido.
É possível verificar os certificados dos profissionais na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e também a dos dermatologista. Não hesite em procurar nos fóruns, ler as experiências e opiniões de ex-pacientes.
Como é a primeira consulta?

Durante sua primeira consulta, seu médico estabelecerá seu histórico médico e fará perguntas para descobrir mais sobre a origem do problema.
Depois de analisar mais sobre o problema com as olheiras o médico irá o curso de cada tratamento, suas vantagens e desvantagens, aproveitarndo para responder a todas as suas perguntas. Durante esta primeira consulta, ele também lhe dará uma estimativa detalhada do custo total de cada tratamento.
É importante que nesse momento, não só o seu médico te apresente tudo sobre o procedimento mas que você também apresente as suas expectativas e dúvidas, assim será possível tirar qualquer questionamento que você tenha.
Os diferentes tratamentos e como se realiza
- Injeções de ácido hialurônico
A solução mais simples é injetar ácido hialurônico. É um produto tem uma vida média de 1 ano. As injeções são realizadas em 10 minutos, no consultório do seu médico e não são dolorosas. No entanto, você pode aplicar um creme tipo anestésico 1 hora antes das injeções. É possível retomar a atividade normal assim que sair do escritório, observando os resultados logo após o procedimento. Pode haver hematomas, mas eles desaparecerão em poucos dias.
- Lipofilling
É um procedimento cirúrgico em que o médico irá primeiro retirar a gordura do paciente das partes doadoras, tratá-la e injetá-la nas olheiras para preenchê-la. Ao contrário das injeções anteriores, o lipofilling fornece um resultado definitivo, onde cerca de 30% da gordura injetada pode ser absorvida nos primeiros 3 meses.O lipofilling, também oferece a possibilidade de tratar as áreas vizinhas da face também afetadas pela fusão de gordura.
- Blefaroplastia inferior
Quando a olheira é muito profunda, uma solução possível para eliminá-lo é a blefaroplastia. Esta é uma cirurgia plástica que visa remover o excesso de pele abaixo do olho para rejuvenescê-lo. Freqüentemente, associa-se a uma blefaroplastia para obter um rejuvenescimento total do olhar. A blefaroplastia é realizada no centro cirúrgico, com anestesia local e sedação.
- Laser
O laser permite atacar diretamente a coloração para eliminá-las. No entanto, é possível que, se as olheiras forem muito marcadas, você precise completar as sessões de laser com o peeling. Geralmente, é necessário várias sessões de laser para eliminar completamente.
- Carboxiterapia
O método consiste em injetar CO2 no estado gasoso na zona. Este CO2 se difundirá no sangue e melhorará a oxigenação dos tecidos. Será necessário realizar entre 4 e 6 sessões, com uma semana de intervalo entre elas.
Resultados

Mesmo usando técnicas cirúrgicas ou não, os resultados são geralmente muito satisfatórios.
Injeções de ácido hialurônico é o procedimento que tem um resultado imediato e duradouro com apenas uma única sessão, em diferentes tipos de pessoas.
No entanto, será necessário renovar as injeções todos os anos. Procedimentos cirúrgicos, como blefaroplastia inferior, não precisam de manutenção.
No entanto, não devemos esquecer que nenhum resultado da cirurgia estética é eterno. O envelhecimento do rosto continuará ao longo dos anos, mesmo com o procedimento.
Riscos e complicações
É importante que você tenha um médico experiente e licenciado para minimizar os riscos da cirurgia mencionados abaixo:
- Formação de nôdulos
- Assimetria nos resultados
- Mudança na forma dos olhos
- Infecção
- Hematomas ou vermelhidão
- Distúrbios da secreção de lágrimas
- Anormalidade na cicatrização
Fonte:https://www.cirurgia.net/tratamentos/tirar-olheiras