O que é a remoção de tatuagens?
Consiste em uma técnica a laser que apaga as tatuagens da pele. Graças à tecnologia atual, elas podem ser removidos completamente em até 96% dos casos, embora algumas cores, como amarelo ou verde, sejam impossíveis de remover completamente, e em nesses casos, seu impacto visual é reduzido até ficar praticamente imperceptível. Existem até casos em que a micropigmentação das sobrancelhas não deu certo e também, o laser é usado para eliminar esse desenho das sobrancelhas. Há vários motivos pelos quais você pode querer removê-lo:
- O desenho foi afetado. Existem muitas causas que podem degradar seu desenho; tempo, os ganhos e perdas de peso, a qualidade das tintas, a exposição ao sol e os cremes utilizados nestas situações, para dar alguns exemplos.
- Por trabalho. É comum em muitos trabalhos, principalmente no atendimento ao cliente, que uma tatuagem em uma área visível do peito, rosto, pescoço ou braços e mãos possa ser contraproducente.
- Uma pausa sentimental. Muitas pessoas tatuam o nome ou a inicial de alguém especial, neste caso, se for um relacionamento que chega ao fim, pode ser um problema.
- Para retocar um desenho. Este é um motivo comum. Se a tatuagem não foi feita por um profissional, é bem possível que aplicada na pele ela não fique com o aspecto que se desejava.
- Por razões estéticas. Há desenhos que perdem validade e, depois de um tempo, ficam obsoletos
Quem pode fazer?

Todas as pessoas que querem retirar uma tatuagem (colorida ou cor única), seja qual for a razão que as motive, podem remover a marca deixada com o procedimento.
Deve-se saber que essas pessoas sentem um sofrimento psicológico real, e é importante que eles realizem o procedimento a fim de libertar-se deste peso.
Qual profissional buscar?

Dependendo do método que você escolheu se tatuar, o médico mais adequado será um cirurgião e/ou dermatologista. Em qualquer caso, é importante que você chame um médico licenciado e qualificado.
Para isso, não hesite em fazer sua pesquisa no site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica para verificar se o seu médico é reconhecido e tem aos dados necessários como o CRM e RQE.
Como será a primeira consulta?

Durante sua primeira consulta, o médico irá examiná-lo para analisar a área que vai ser tratada, ademais disso, também vai perguntar quais são seus motivos para querer retirar a tatuagem. Ele elaborará um relatório completo para determinar a técnica que melhor se adequa ao seu caso.
Provavelmente o médico indicará os exames a serem feitos antes do processo, quais as técnicas, tempo e custos. Dependendo do tamanho e também se há presença de cor, é possível que a remoção seja mais demorada.
Como será a primeira consulta?

Durante sua primeira consulta, o médico irá examiná-lo para analisar a área que vai ser tratada, ademais disso, também vai perguntar quais são seus motivos para querer retirar a tatuagem. Ele elaborará um relatório completo para determinar a técnica que melhor se adequa ao seu caso.
Provavelmente o médico indicará os exames a serem feitos antes do processo, quais as técnicas, tempo e custos. Dependendo do tamanho e também se há presença de cor, é possível que a remoção seja mais demorada.
Qual será a técnica utilizada?

Seu médico levará em consideração vários parâmetros antes de escolher a técnica que melhor se adapta ao seu caso. Ele precisa especialmente analisar o tipo de tinta usada e sua qualidade, precisa saber se é uma tatuagem profissional ou amadora (para saber a profundidade da tinta sob a pele).
Analisando as cores, o seu tipo de pele, suas alergias e sua capacidade de cicatrização.
Todos os parâmetros para que possa avaliar todas as suas vantagens e desvantagens e deixar claro, principalmente para você, quais são as expectativas do resultado.
Como se faz a remoção?

É importante aprender mais sobre tatuagem para entender como executar uma técnica de remoção: a tinta será injetada sob a pele. Os pigmentos de tinta serão armazenados na derme, tornando-os resistentes e permanentes.
O problema das tatuagens artísticas, feitas por um tatuador profissional ou amador, é que ao contrário da dermopigmentação,cuja tinta é muito regulada e tem duração temporária, temos pouco conhecimento das cores utilizadas, o que dificulta prever como a pele vai reagir durante o processo de remoção.
De toda forma, talvez seja necessária várias sessões para ter uma remoção completa da tatuagem.
Técnicas para a eliminação de tatuagens

Eliminação de tatuagens com laser
Esta é a técnica mais utilizada para a remoção de uma tatuagem. Tenha em mente que este não é um método indolor, sendo aconselhável aplicar um creme anestésico 1 hora antes do tratamento. Deve-se saber que o laser é um método eficaz, no entanto, notamos que nem todas as tatuagens podem ser eliminadas da mesma forma e com a mesma facilidade. São necessárias cerca de 10 sessões para a eliminação, com intervalo de 5 a 7 semanas.
Tatuagens que são mais difíceis de se remover são: tatuagens de várias cores claras e tatuagens feitas na pele negra.
O laser de abrasão
Esse é o tipo de laser menos utilizado, pois gera cicatrizes após o tratamento. Algumas vezes pode ser necessário dependendo da profundidade e cores do desenho. Geralmente é feito entre 10-20 sessões.
Despigmentação à laser
O laser tem a função, nesses casos, é de fragmentar e destruir o pigmento das tintas, já que ele é absorvido pelo nosso sistema.
Fonte: https://www.cirurgia.net/tratamentos/remocao-de-tatuagens