O que é o HIFU?

O Ultrassom Focado de Alta Intensidade, também conhecido como HIFU, é uma nova tecnologia que pode ser usada para realizar uma variedade de tratamentos faciais e corporais, particularmente com o intuito de tratar a flacidez e gorduras.
A tecnologia HIFU pode ser aplicada em todo o rosto e corpo, tentando tratar a flacidez e destruir as células de gordura.
De acordo com as necessidades do paciente, o médico ajustará a intensidade e a profundidade para que seja penetrado aos diferentes níveis da pele e, assim, atua sobre as células adiposas ou sobre a flacidez. É uma técnica não invasiva e indolor que permite retomar as atividades após uma sessão.
De acordo com profissionais, o efeito converte gordura sólida (adipócitos) em líquido, deixando para que nosso corpo possa eliminá-lo naturalmente, como a urina, ou suor, por exemplo.
Quem pode fazer?
Os candidatos são pessoas saudáveis, que podem ser homens e mulheres, que querem alterar a flacidez ou quantidade de gordura por todas as partes do corpo.
É recomendado para todos os fototipos da pele, podendo ser utilizado no corpo quando a dobra adiposa excedendo aos 1,5 cm, que geralmente é encontrado na barriga, coxas ou braços.
Os candidatos para o HIFU no rosto são pessoas com flacidez da pele no rosto, apresentando queixo duplo, pálpebras caídas até mesmo com bolsas sob o olhos.
É uma alternativa para as pessoas que tem alergias a outros procedimentos, como o botox, e não é tão invasivo quanto o lifting facial.
Como escolher meu médico?

Os centros de beleza não podem realizar esse tipo de tratamento sem a orientação de um profissional médico, já que deve ser feito sempre em supervisão. A razão é simple: o HIFU trabalha com a pele e suas profundidas, que é competência médica.
É por isso que, sempre recomendamos que você escolha um médico qualificado e licenciado. É possível verificar se o seu médico está registrado na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e/ou na Sociedade Brasileira de Dermatologia
Aplicações possíveis

O HIFU, ou Ultrassom Focado de Alta Intensidade, pode ser aplicado no rosto e no corpo, de acordo com as necessidades do paciente:
- Face: É feito para tratar a flacidez da pele. O tratamento pode ser realizado em torno do rosto e pescoço, as olheiras, os pés de galinha, o lábio superior , sobrancelha e pálpebra superior.
- Corpo: É usado para tratar a flacidez da pele nos braços, coxas e barriga, mas também para remover as células adiposas e tratar a celulite.
A partir da primeira sessão, a aparência da pele apresenta mais suave e firmeza, a casca de laranja desaparece e os resultados podem ser mantidos mesmo depois de um tempo.
Como age?

O HIFU fornece a energia na forma de calor (75 a 80 °C) para diferentes níveis da pele para estimular a produção de colágeno. O colágeno é responsável pela aparência da pele e sua produção atua diretamente na elasticidade, evitando que ela caia e tenha flacidez. Dependendo da profundidade do ultrassom utilizado, ele atuará em diferentes níveis e produzirá resultados diferentes.
O mais profundo, 13 mm, irá destruir as células de gordura localizadas, seja no corpo ou na face. Os menos profundos vão trabalhar na área superficial (1,5 mm), que também chamamos de derme superficial e na epiderme, tratando assim os poros dilatados e as mini rugas.
Como é o procedimento?

O médico irá primeiro examinar novamente a área a ser tratada, em seguida, é aplicado o gel de ultra-som para que se penetre bem na pele. O dispositivo enviará estimulos para diferentes profundidades, segundo o que foi acordado e analisado antes nas primeiras consultas.
Uma sessão dura aproximadamente 45 a 90 minutos, dependendo da área a ser tratada. Normalmente, apenas uma sessão é necessária, mas é possível que, no caso de uma grande flacidez ou uma grande massa gorda, o paciente precise de uma segunda sessão, que será realizada algum tempo depois.
A sessão é indolor, mas você pode sentir um leve formigamento, o que não é doloroso para a maioria dos pacientes. Ao sair do consultório, sua pele ficará levemente rosada, mas não terá hematomas ou edema.
Você também pode aplicar maquiagem no rosto sem qualquer problema e retomar o curso de suas atividades habituais. No caso de sentir dor, a sensação é como se fosse uma dor muscular e é rapidamente aliviada. Qualquer sintoma fora a normalidade, recomenda-se buscar um médico em seguida.
Os resultados

Os resultados do HIFU não são vistos no momento, isso acontece porque os resultados aparecem aos poucos, e a diferença começa principalmente a partir do segundo ou terceiro mês. A boa notícia é que eles durarão aproximadamente 2 anos.
Flacidez da pele: Conseguiremos um rejuvenescimento da área tratada, deixando-a mais firme e com menos rugas. O resultado final depende de fatores como idade, metabolismo e os cuidados no pós procedimento.
Corporal: Conseguimos reduzir o tamanho da gordura na área tratada. O resultado depende de fatores metabólicos, da idade e do comprometimento do paciente em realizar determinadas orientações que o médico indica após o procedimento.
Complicações e riscos
Complicações são extremamente raras. Você pode sair do escritório com vermelhidão e inchaço, mas eles desaparecerão rapidamente. Lesões tireoidianas ou neurológicas podem ocorrer, mesmo que sejam excepcionais, e derivam principalmente de tratamento inadequado. Portanto, é importante ter um médico qualificado e experiente antes de se submeter a este tratamento.
Fonte: https://www.cirurgia.net/tratamentos/hifu