O que é depilação a laser?

É um método de depilação que, sessão após sessão, garante o enfraquecimento do cabelo, retarda o seu crescimento e quase garante o seu desaparecimento total.
Não é considerado permanente, pois mesmo após o tratamento é necessário fazer sessões de manutenção para garantir resultados duradouros.
Tratamento cada vez mais popular entre todos aqueles que, tanto homens quanto mulheres, buscam uma solução “definitiva” para eliminar pêlos indesejáveis.
O número de pessoas que preferem o laser aos métodos mais tradicionais de depilação, como com cera ou navalha, está em constante crescimento, pois remove quase todos os pelos e tem uma duração muito maior.
Como funciona a depilação a laser?

Esta técnica utiliza as propriedades térmicas de um feixe de luz em alta frequência. Em poucas frações de segundo o calor é transferido para o cabelo, causando a destruição do bulbo, deixando-o incapaz de gerar cabelo por longos períodos de tempo.
É necessário lembrar que o laser não pode danificar todos os pêlos, apenas aqueles que estão crescendo. Por isso, seja necessário parar de depilar-se por um tempo antes do tratamento, assim os resultados no final serão melhores.
As fases de crescimento dos pelos

É importante saber que os cabelos passam por um ciclo de crescimento dividido em 3 fases. Nem todos os cabelos estão na mesma fase ao mesmo tempo, é por isso que várias sessões de remoção de pêlos a laser são necessárias para remover todos os pêlos indesejáveis. Você pode obter até 2500 folículos, mas apenas 100 deles podem ser tratados com o laser. Dito isso, consideramos três diferentes estágios de crescimento do cabelo:
- Fase anágena: fase de crescimento, em que a raiz é maior e mais visível. Esta é a fase em que a depilação a laser é a mais eficaz.
- Fase catágena: fase de involução do cabelo, onde lentamente se separa da raiz, até se separar completamente e caindo.
- A fase telógena: terminou seu ciclo de crescimento e é invisível. É a fase menos indicada para realizar uma sessão.
Quem é o candidato ideal?

Em teoria, todas as pessoas (homem e mulher) podem se submeter ao procedimento. Porém, somente o profissional será a pessoa mais capaz de assegurar que o indivíduo pode realizar o tratamento. Isso porque, será analisado a estrutura do pêlo e as possibilidades do tratamento ter sucesso, ou não.
Para pessoas idosas com cabelos quase brancos, o laser não é uma boa opção, já que essa cor reflete a luz e não há efeito, portanto para pessoas que têm pêlos mais escuros o tratamento tem mais chances de conseguir melhores resultados.
Com relação à idade, é possível se submeter a esse tratamento desde a puberdade, embora deva ser levado em conta que, devido às alterações hormonais da adolescência, os pêlos podem aparecer novamente.
Quais partes do corpo podem ser depiladas?

É possível utilizar o tratamento para remover pêlos em todo o corpo e rosto, incluindo os genitais e as áreas mais delicadas, como virilha e axilas.
Além disso, é cada vez mais solicitado por aqueles que usam este método para retirar e remodelar a área da barba.
Quais tipos de lasers estão disponíveis?

Hoje em dia diferentes tipos de lasers estão disponíveis no mercado, embora as tecnologias mais eficazes sejam aquelas que atuam em indivíduos de pele clara. Para as pessoas que têm a pele morena há o risco de deixar manchas, por isso é necessário ter muito cuidado com o equipamento utilizado.
Com base no tipo de pele e no tipo de cabelo, o médico recomenda o tratamento mais eficaz e adequado para cada caso.
Quem entrar em contato para uma sessão?
Sabe-se que muitos centros de beleza realizam o procedimento hoje em dia, mas é necessário buscar a opinião médica sobre essa possibilidade.
Então, para a sua segurança, busque um profissional de dermatologia na sua cidade.
Como se preparar?

É aconselhável não aplicar qualquer tipo de creme, perfume ou desodorante para evitar irritações ou até mesmo alergia na pele.
Para um melhor resultado, não é recomendado o uso de lâmpadas de bronzeamento e é bom limitar a exposição ao sol nas três semanas anteriores. Outono e inverno são os períodos mais adequados para realizar o procedimento.
Como ocorre a sessão de depilação a laser?

Antes, pode ser aplicado um gel refrescante, ou creme anestésico, para minimizar o desconforto durante o tratamento. O ajuste da luz laser, a potência e a frequência variando de acordo com as características do cabelo.
Em média a sessão dura entre 15-20 minutos. Durante todo o tratamento, o paciente e o médico devem usar óculos de proteção para evitar danos aos olhos com luz laser. Já a partir da primeira sessão, é possível ver os resultados.
Estes não são resultados definitivos, pois após 6-8 semanas eles vão começar a ficar mais finos, sinal de que já é necessário refazer o procedimento.
Algumas áreas do corpo podem ser mais sensíveis que outras, mas o tratamento não é doloroso.
Contra-indicações e riscos

A depilação a laser é uma técnica segura que não tem contra-indicações particulares, no entanto, há algumas pequenas precauções que devem ser tomadas em consideração porque cada paciente pode apresentar uma sensibilidade diferente.
O aparecimento de edemas e pequenas queimaduras, que mais parecem de sol, são um dos efeitos colaterais mais comuns desse tratamento, mas desaparece com o passar dos dias.
Será necessário evitar a exposição ao sol, que poderia causar o aparecimento de manchas escuras, recomendamos o uso de protetor solar, especialmente se a área tratada está no rosto. Finalmente, embora não seja um tratamento invasivo, não é recomendado durante a gravidez ou no caso de indivíduos epilépticos.
Os prós e contras

Vantagens: É um processo quase indolor, reduz de maneira considerável a quantidade de cabelo e retarda o crescimento dos mesmos por um tempo.
Desvantagens: O processo não pode ser feito em cabelos brancos, a pessoa deve evitar a exposição solar e talvez ocorra alguma complicação.
Fonte: https://www.cirurgia.net/tratamentos/depilacao-laser